melhorar-producao-eliminar-gargalos

Como melhorar a produção eliminando gargalos


GARGALOS DENTRO DA CONFECÇÃO DE ROUPAS

A identificação de gargalos pode ser feita em dois momentos:

  • Na execução das operações em um fluxo de fabricação onde identificamos qual operação está demorando mais tempo que os demais, neste caso ocorre acúmulo da operação anterior e falta na posterior. Tomando a fabricação de uma calça jeans, por exemplo, dividida em 3 etapas:
    1. embutir,
    2. montar,
    3. acabamento.Observamos que a parte de embutir é rápida e solta muito, tanto que acumula para a parte de montagem, já a parte de acabamento fica parada porque não chega nada. Neste caso o gargalo é a montagem.
  • Analisando a produtividade registrada na ficha técnica de fabricação detalhada, a operação ou atividade que registrou a menor produtividade é o gargalo. Neste caso consideramos as anotações rotineiras de produção, sempre tem aquela costureira que produz menos, então com observações podemos chegar à conclusão de que aquele processo é o gargalo, considerando mesmo ritmo.


ELIMINAÇÃO DE GARGALOS

Com a identificação do gargalo de produção é necessário identificar quais pontos podem ser melhorados dentro da produção.

A identificação pode ser feita através da observação e experiência do responsável pelo setor ou pelo colaborador responsável. Também pode ser através de uma checagem geral em todo o processo e seu meio. Saber se o maquinário está em dia, manutenção e uso correto, se a matéria prima está de acordo com a pilotagem e as anotações relativas à qualidade, se o colaborador é capacitado para exercer a função ou se está em condições ideais para uma produção satisfatória. Também se a forma como está sendo executado o trabalho é realmente a melhor forma, a peça piloto está acessível, se existe iluminação suficiente, ventilação suficiente, as máquinas estão em posições que facilitem o processo. Muito importante também é saber se o tempo de produção condiz com as condições atuais de produção.

Enfim, analisar detalhadamente tudo dentro da produção, identificar o que está atrapalhando o atrasando e gerar estratégias para contornar e melhorar.


SOLUÇÕES

É essencial a participação dos colaboradores na elaboração de propostas de solução, eles é que estão diretamente ligados ao que é importante na produção, conhecem firmemente o processo. Saber se o custo da mudança vai ser compatível com o resultado é primordial, faça uma análise se o investimento vai “valer a pena”, se vai ser a curto, médio ou longo prazo. Não basta decidir que precisa contratar mais funcionários e não saber se vai ser viável, se o resultado será imediato ou não, se a empresa pode ou não contratar.

BENEFÍCIOS DA ELIMINAÇÃO DOS GARGALOS

  • REDUÇÃO DO TEMPO DE FABRICAÇÃO
  • AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
  • CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE ENTREGA
  • REDUÇÃO DE CUSTOS


Renata Gomes 

Profissional de gestão em chão de fábrica, com conhecimento prático em modelagem, costura, criação. DNA de moda.
http://fabricaderoupas.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>