img_ideia_craitiva

Saiba como ter boas ideias criativas para sua coleção

Cada pessoa tem, no seu íntimo, uma maneira única de criar. Seja a partir de um lápis e de uma folha em branco, softwares, aplicativos eletrônicos, cortando revista e fazendo montagem, são infinitas as formas e técnicas dos criativos na hora de transpassar da mente suas ideias. Mas vale lembrar que o mais importânte e fundamental é A IDEIA em si, e o que ela representa. 

 

 APAGUE OS PENSAMENTOS RESTRITIVOS

No processo criativo de um estilista são levados em consideração muitos itens, como: temas, tecidos, materiais, linhas, botões, cortes, estilos, cores, caimento, estampas, texturas, combinações que precisam estar alinhados com realidade da produção de cada empresa.

Infelizmente, algumas restrições mercadológicas inibem o processo criativo, e isso impacta diretamente na produção de boas ideias. Pois o cérebro fica te punindo ao querer fazer uma roupa com matéria-prima proveniente da lua, por exemplo. Loucura ou não, são das ideias mais absurdas que surgem ideias boas e aplicáveis.

Por isso, o ideal é que num primeiro momento você se liberte de qualquer restrição. Esqueça o público-alvo, se é moda teen, casual, inverno, verão, … apague tudo isso de sua memória e imagine que você tem o mundo em suas mãos.

 

SONHE O MAIS ALTO QUE PUDER
Agora que você se libertou, vamos criar.

Ideias surgem da percepção e analise de pensamentos e lembranças, da bagagem cultural vivenciada por cada um. Um acúmulo de informações adquiridos através de livros, filmes, músicas, teatro, barzinhos, festas, viagens; unidos a sensações vividas de tristezas, alegrias, monotonia, diversão; uma montanha russa de sentimentos que norteiam nossas vidas.

Mas se você é daquelas pessoas que já passeou bastante, leu inúmeros livros, assistiu diversos filmes, viu várias peças de teatro, está sempre com um fone no ouvido … mas na hora de criar, parece que trava. Vem aquele branco assustador que assola sua mente.

Não se preocupe, você não é o único e não está sozinho.

Caso você não esteja afim de pegar uma revista ou site especializado e dar uma ‘inspirada’ no material alheio, tem algumas dicas que podem lhe ajudar a melhoras seus pensamentos criativos e abrir sua mente:
  

TÉCNICA DO CÍRCULO CRIATIVO

Inspiração é tudo que você precisa, mas umas palavrinhas chaves também já ajudam.

O objetivo é que, a partir de uma palavra, você vá montando um circulo de palavras similares ou que lembre a palavra anterior.

Inicie com uma palavra e vá adicionando a cada palavra seguinte um significado similar, por exemplo:

FELICIDADE > Alegria > Circo > Palhaço > Malabarista > Trapezista > Altura > Medo > Ajuda > Polícia > Bombeiros > Fogo > Paixão > Amor > Carinho > Casamento > Lua de mel > Filhos > FELICIDADE

Observe que as palavras tem ligação uma na outra.
Ou que façam algum sentido pra você.

ÁFRICA > Animais > Elefante > Devagar > Trânsito > Carro > Pneu > Borracharia > Sujeira > Água > Matar a sede > Coca-Cola > Mundial > Copa > Futebol > Bola > Pelé > Rei > Rainha > Xadrez > Estratégia > Arte da Guerra > Literatura > Monteiro Lobato > Sítio > Peixes > Mato > Campo > Deserto > ÁFRICA

Não economize nas palavras e pratique esse exercício com palavras que remetam a temas já pré selecionados. Essa é uma atividade ótima para sair do papel em branco e colocar o cérebro a funcionar.


DUAS, TRÊS, QUATRO, … CABEÇAS PENSAM MELHOR QUE UMA
Se possível faça grupos de discussão para sugestões de ideias, conhecido como:

 

BRAINSTORMING

Traduzindo do inglês, tempestade cerebral, que nada mais é do que uma técnica de dinâmica em grupo com o objetivo de explorar e aumentar a potencialidade criativa do grupo e também de cada indivíduo.

Não se limite a convidar apenas as pessoas do departamento de criação. Pessoas do financeiro, atendimento, e demais áreas da empresa podem dar sugestões e ideias tão boas quanto de profissionais que se formaram em moda, marketing ou publicidade.

Há varias técnicas de se fazer um brainstorming, entretando, a forma mais simples, fácil e rápida é colocar várias pessoas num único ambiente e dar um objetivo, exemplo: Tema da nova coleção.

Não se esqueça de anotar tudo que foi dito num primeiro momento, para posteriormente selecionar as melhores ideias, e trabalhar em cima delas.

As REGRAS mais importantes que você precisa se ater na hora de fazer o brainstorming são essas:

  • NÃO FAÇA CRÍTICAS: Críticas são rejeitadas. Não coibir, rir ou menosprezar qualquer ideia por mais absurda que possa parecer, ou por mais idiota que você acredite que ela possa ser. NÃO CRITIQUE. Apenas ouça, fale e complemente.

  • INCENTIVE A CRIATIVIDADE: Criatividade é bem-vinda. Não tenha vergonha, fale o que vier na sua mente, mas cuidado pra não perder o foco do objetivo.

  • QUANTO MAIS, MELHOR: Quantidade é necessário e gera qualidade, então, quanto mais ideias tiverem, melhor.

  • COMPARTILHE: Combinação e aperfeiçoamento são necessários. Viaje na ideia do outro, entre na sua loucura e complemente as ideias alheias. Compartilhe, construa, reconstrua seus pensamentos. 


Esse é o básico do básico para que você possa realizar um brainstorming eficiente.

E no mais, curta a vida e se apegue em cada momento dela, pois serão fundamentais para que você possa criar com mais facilidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>